linhafrase
"Porque a vida é uma oportunidade única, não podemos ficar indiferentes, quando de nós apenas pode depender uma pequena ajuda."
linhafrase

Biografia do Padre Miguel

Mpadremigueliguel João Almeida nasceu em Moçambique em 1916.
Com 5 anos veio viver para a aldeia de Castelãos em Macedo de Cavaleiros. Estudou nos Seminários de Vinhais e Bragança.
Depois de ter passado por duas aldeias como pároco, entregou-se da freguesia de Santa Maria até à sua morte em 1973.
O seu carater altruísta envolveu-o em várias ações e movimentos de ajuda aos mais necessitados:

  • Cantina dos Pobres, onde garantia refeições a crianças e adultos em extrema dificuldade.
  • Pardais da Montanha, grupo de jovens e crianças que desenvolvia as mais diversas atividades culturais e recreativas.
  • Guias de Portugal e Juventude Brigantina de futebol, onde proporcionava aos jovens mais carenciados a prática de desporto.

Foi assim a passagem pela vida deste grande vulto de humanidade que limpava as lágrimas aos que choravam, matava a fome aos que não tinham pão, vestia os nús, educava os jovens e consolava os doentes e idosos.

 

A nossa história

historia

Em 19 de fevereiro de 1992, um grupo de amigos constitui-se como Comissão Instaladora com a nobre missão de aliviar o sofrimento de alguns carenciados, tendo adotado o nome do altruísta Padre Miguel que ao longo de décadas do seu Ministério Pastoral viveu e conviveu com os pobres de Bragança.

Como marco de referência em 19 de abril de 1992 o primeiro cabaz denominado Folar da Páscoa.

Mas foi com a chegada do natal desse mesmo ano que se consolidou esta vontade de ajudar, tal foi a resposta dos apelos lançados à comunidade Brigantina. Ainda hoje o espirito de natal continua, a ser uma referencia importante da ajuda que esta instituição presta a quem mais precisa, realizando um almoço natalício e fornecendo cabazes de alimentos, roupas de cama, vestuário e brinquedos a dezenas de famílias, contemplando centenas de pessoas.

Mas o trabalho da Obra Social Padre Miguel não se ficou por ações pontuais. Pouco tempo após a sua constituição, esta Instituição Particular de Solidariedade Social já se encontrava a auxiliar em regime de permanência ao domicílio mais de uma dezena de famílias a quem distribuía alimentos, mobílias, roupas e medicamentos. Também durante anos tivemos ATL para a apoiar dezenas de crianças, que teve o seu fim com o prolongamento escolar deixando de se justificar a sua existência.
Paralelemente a este trabalho a Obra Social Padre Miguel realizou um levantamento exaustivo de toda a pobreza existente na cidade de Bragança, selecionando os casos de autêntica carência.
E foram muitas as situações encontradas. A maior parte delas envolvendo idosos, mobilizou a atenção especial de acompanhamento não pelo abandono em que se encontravam, como pela necessidade de cuidados especiais, sobre tudo de assistência médica. Hoje já são muitos os idosos que visitamos diariamente, não só levando uma palavra amiga, mas também garantindo que nada do que é essencial lhes falte: refeições, lavagem de roupa e arrumação da casa…
O importante é que viva com dignidade. E aos que podem deslocar-se ao refeitório da Obra Social Padre Miguel são-lhes servidas refeições e proporcionada companhia.
Também estamos preparados para auxiliar situações de emergência como é o caso de sem abrigo, doentes súbitos ou pacientes terminais, que albergamos no nosso Serviço de Alojamento Temporário.
Em 2009 a Obra deu um passo de gigante com a realização de um sonho antigo. Um Lar social para 60 idosos, aumento do serviço de apoio domiciliário para mais 50 idosos e uma creche para 66 crianças vieram colmatar uma necessidade inquestionável. Paralelamente construímos um Centro Residencial para idosos com recursos que no futuro será a base de sustentação de toda a Obra Social.
Mas para todo este sucesso, que vivemos com alegria, muito tem contribuído a ajuda da Comunidade...Dos que nos ajudam a ajudar!
E têm sido muitos... cada vez mais!
Os contributos chegam das mais variadas origens.
Do cidadão anónimo, dos empresários, das Instituições públicas e através das mais diversas formas. Em género ou dinheiro o importante é que nada se perde... tudo chega ao seu destino.

A Evolução da Obra Social Padre Miguel

1sede   A Obra Social Padre Miguel dá assim início às suas atividades de ação social, e viria a constituir-se como associação por escritura pública a 15 de março de 1993. As Instalações provisórias, na rua Trindade Coelho, nº 2, em Bragança, foram a base de apoio durante os primeiros anos. A 16 de Fevereiro de 1994 procedeu-se ao registo definitivo dos estatutos da Instituição Particular de Solidariedade Social –Obra Social Padre Miguel reconhecida como pessoa coletiva de utilidade pública.
2sede    Inaugurado a 16 de Dezembro de 2000, o Centro de Acolhimento, no Largo das Amendoeiras, em Bragança, veio permitir o desenvolvimento de uma atividade regular de apoio à família, reabilitação e inserção social de carenciados.
3sede  

 A 30 de Agosto de 2009 são inauguradas pelo então Primeiro Ministro, Eng. José Socrates e o seu ministro da trabalho e solidariedade social, José António Vieira da Silva,  as instalações onde estão concentrados a maioria dos serviços, Centro Residencial, Centro Social, Creche, Apoio Domiciliário,  Serviços Médicos, Centro de Dia, Fisioterapia entre muitos outros.

Testemunho

È por conhecer bem a Obra Social Padre Miguel, é por verificar que, no chamado “interior”, também existe, em primeiro lugar, ambição, depois, a capacidade de concretizar projetos, é por ter a possibilidade, exercendo neste momento as funções que conhecem, de contribuir em nome do Estado, para o reforço do papel desta instituição do Distrito de Bragança, que deixo este meu contributo que, espero, estimule ainda mais o Vosso trabalho.
José Antonio Vieira da Silva
Ministro do Trabalho e da Solidariedade Social